Minha lista de blogs

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

PARÁBOLA DO JOIO E TRIGO: DINÂMICAS

   AMADAS, SEGUEM 3 DINÂMICAS, PARA AULA DESTE FIM DE SEMANA:


APDSJ !
Dinamica para aula joio e o trigo: Colocar dois copos de água ,um do lado do outro,sendo que um deles deve ter a água misturada com açucar e o outro com sal ou um pouco de limão exprimido . Faça as crianças responderem se vêem alguma diferença entre eles e depois faça com que eles provem da água de cada copo. Depois vá explicando que aqueles que são servos ,tem um falar doce, pois falam da parte do Senhor, mas, aqueles que não são do Senhor são pessoas que vão crescendo com rancor e se tornam amargas.
Então mostre que ambos estão juntos, mas são diferentes, e vemos as diferenças quando são provadas, assim também os servos do Senhor são provados e aprovados pelo Senhor.

      (TIA CARMEM)

 

Sugestão de dinâmica.

 

Ei encontrei esta ideia e achei bem interessante. Segue:

 

Mostrar figuras do Joio e do Trigo, para explicar como são parecidos e saber separar.

Levar uma criança enorme feita de papeis coloridos, de fisionomia meio triste, roupas não muito coloridas, escrito na boquinha: fazer fofoca, nos bracinhos: ser agressivo, nas pernas: ser preguiçoso, nas orelhas: ouvir mentiras, (MAL TESTEMUNHO)etc... Entendeu, né?

E levar as partes desta mesma criança só com atitudes positivas, separadas para serem coladas por cima. Ir explicando para as crianças como mudar de atitude, pode muda nossas vidas, inclusive nosso testemunho e ter uma nova forma de vida no Senhor. Elas mesmas podem ir colando na criança (simbolizado pela mesma criança feita de papel) as partes positivas, cobrindo as partes negativas. As roupinhas, bem coloridas dessa vez, também tinham atitudes positivas. A colagem tem que ficar bem feita para não cair depois e contradizer a aula. Tem que ficar colado para sempre! Rsrs

E vai ficar lindo o painel. As crianças vão amar!

E elas poderão fazer também a colagem com um papel individual, com as partes cortadinhas e preparadas, para cada um.

E se der no final, adivinha? A tia poderá dizer que elas podem trazer na próxima aula para montar um grande painel com todos os trabalhinhos juntos, isso irá incentivá-los a fazer em casa, a pedir ajuda aos pais, a relembrar a aula e levar a aula para a família.

Além depois de ver a interação da classe em uma aula, é uma benção!

 

 
Segue abaixo, uma outra sugestão de dinâmica para aula do próximo domingo.

 

Tenho a ideia de ensinar esta parábola, com o objetivo de demonstrar como é necessário trocarmos nossos valores como servo, nosso testemunho e a diferença dos que estão no mundo. Também como meu objetivo mostrar como vícios são confundidos com valores positivos (egoísmo é confundido com amor-próprio, por exemplo), assim como o joio e o trigo são muito parecidos, e da necessidade de detectarmos estes vícios e transmutá-los. Bem, isso para as crianças, que ainda não pode compreender linguagem metafórica, subjetiva. Então, era necessário colocar isso no concreto. Porém, nada impede de melhorar as palavras e a dinâmica, ou seja, adaptar esta para as outras classes.

Então segue a dica: leve milho de pipoca (cru) em uma vasilha. Mas misture umas pedras decorativas podendo até ser da mesma cor do milho pipoca, porém maiores, nele. (NÃO MOSTRE AINDA ESTE MILHO)

Então, já na sala, depois da integração, fale com as crianças que eu você tinha pensado em uma excelente surpresa para elas, mas não deu muito certo (ai elas vão perguntar o que?): (responda) eu tinha tentei fazer pipoca para elas em casa, mas tomei um susto e não consegui.

(AS CRIANÇAS VÃO PERGUNTAR PORQUE TIA)

(Aí começa a dinâmica, você irá mostrar o milho e dirá que ele estava assim e dessa forma não teve como fazer a pipoca). Então, pegue a vasilha. E diz que infelizmente, havia pedras no milho de pipoca e teríamos que cancelar a surpresa. Mostre para as crianças e disse para elas que não poderíamos fazer nada, apenas jogar o milho fora. Fique enrolando um pouco e, claro, uma das crianças irá perguntar: Mas tia, e se a gente separar o milho das pedras? (RESPOSTA)Aí a gente joga a pedra fora e faz a pipoca.

Como era exatamente isso que eu queria (se depois de muito tempo a ideia não surgir, a tia poderá sugeri-la é claro) eu parabenizei pela boa ideia e arrume outra vasilha (que deverá ser levada sob reserva) para que as crianças separassem o milho.(bom das pedras)

Acredito que as crianças vão fazer isso com a maior empolgação. Um trabalho dinâmico, que poderá levar cerca de uns 20 minutos, bem administrado pela professora.

E durante a separação do milho ou depois, enfim a explicação da aula ficará a critério de cada professora, do tempo da sua aula. Mas acredito que elas vão entender o que é o Joio e o trigo. O que é bom e o que não é.

Conte a parábola

             (TIA ALCIONE)
 
 
                                       BJOS, TIA VIVI

2 comentários:

  1. Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
    reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,
    Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
    decerto que virei aqui mais vezes.
    Sou António Batalha.
    Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
    siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.

    ResponderExcluir

Deixe seu recadinho